Itaituba
Em 2013 a Cargill começou a se instalar em outra parte do Rio Tapajós, no oeste do Pará: o Município de Itaituba. Somando-se ao grande complexo portuário do Distrito de Miritituba, o Porto da Cargill repetiu e intensificou uma série de violações de direitos e impactos socioambientais na região. Dez anos depois da instalação, a empresa continua atuando com indícios de irregularidades como, por exemplo, com a licença de operação vencida desde abril de 2022. Até quando a Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) continuará renovando a licença da Cargill mesmo com o descumprimento de condicionantes?
Populações impactadas
Irregularidades
Invisibilização de povos e comunidades tradicionais
Estudos de Impacto ambiental insatisfatórios
Sem consulta prévia
Destruição de vestígios arqueológicos
Não cumpre condicionantes do licenciamento ambiental
Violação de direitos
Denuncie e pressione a Cargill
Ajude a cobrar para que os estudos e a reparação aos indígenas e aos demais povos e comunidades tradicionais não reconhecidos pela Cargill seja realizada antes que a nova licença seja concedida pela Semas.
Novos riscos
A atividade portuária tem se expandido no Tapajós (PA), os impactos socioambientais e climáticos, e as irregularidades têm sido regra na região e a nova proposta da Lei Geral do Licenciamento Ambiental, que está prevista para votação no Senado Federal, pode afrouxar ainda mais as regras para esses empreendimentos. Se aprovada a nova lei, obras irregulares como as do Porto da Cargill serão comuns, assim como as violações de direitos humanos de povos e comunidades tradicionais. Alguns pontos presentes na Nova Lei do Licenciamento Ambiental:
- Proposta isenta o licenciamento ambiental de 13 atividades com impactos ambientais
- Possibilita o licenciamento autodeclaratório, sem análise prévia dos órgãos
- Concede aos Estados e municípios o poder para decidirem regras de um licenciamento menos rígido
- Acaba com a possibilidade de consulta prévia à indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais
Leia o estudo completo
Baixe o estudo completo e entenda os impactos socioambientais e climáticos, e as irregularidades cometidas pela empresa Cargill.
Você também pode colaborar com as denúncias e pressionar a empresa e a Secretária de Meio Ambiente do Pará para que se cumpram medidas de reparação e compensação aos povos e comunidades tradicionais impactados.